Sobre o Congresso

2º Congresso da Rede Ibero Americana de Educação Artística – RIAEA.
26º Encontro da Associação de Professores de Educação e ExpressãoVisual - APECV.


Em Guimarães,
Portugal.
30/31 Maio - 01 de junho de 2014


Tema: Artes, Educação e Comunidade.

Os tópicos a debater durante o Congresso serão:
  • Artes, Educação e Comunidade: este tópico incidirá em projetos e experiências de artes e de educação artística socialmente comprometidos em contextos de educação não formal e informal;
  • Artes e Educação para a sustentabilidade: neste tópico incluiremos debates, projetos e experiências que de algum modo demonstrem os benefícios de abordagens baseadas nas artes que promovam a educação ambiental e para a sustentabilidade em geral.
  • Artes em Movimento (multimédia): neste tópico pretendemos debater as questões que se ligam à compreensão crítica, manuseamento e transformação de imagens produzidas por tecnologias multimodais e digitais.
  • Educação Artística nos vários níveis (primeira infância, infância, adolescência, adultos e terceira idade)
  • Formação inicial de Educadores e professores de educação artística.
  • Práticas transdisciplinares: neste tópico terão lugar todas as práticas que cruzam fronteiras permeáveis das disciplinas artísticas e as quais se torna difícil situar dentro do espartilho disciplinar. Pretende-se apresentar e discutir práticas, ocorridas nos diversos contextos de aprendizagem, que se ocupem do conhecimento como um todo.
O Congresso terá duas vertentes, uma física, a realizar na cidade de Guimarães, e outra virtual, a realizar na Internet através de fóruns participativos. A vertente virtual assegurará a todos a possibilidade de participarem.

O formato do congresso terá:
  • Simpósios;
  • Mesas redondas;
  • Grupos de debate no evento em Guimarães onde os participantes podem apresentar sucintamente (em 10 minutos) as suas ideias e experiências para depois se debaterem em grupo;
  • Fóruns virtuais onde os participantes podem apresentar uma comunicação digital ou vídeo com as suas ideias e experiências para depois se debaterem em grupo;
  • Posters em papel;
  • Posters virtuais ou vídeos (no site do Congresso);
  • Workshops que poderão ser do tipo oficina prática, onde os participantes desenvolvem experiências pedagógicas, ou do tipo performances coletivas, onde os participantes desenvolvem experiências coletivas.
OBS IMPORTANTE: Todas as inscrições de trabalhos para avaliação devem ser pagas para serem confirmadas e, assim, os trabalhos serem enviados para avaliação.

Datas importantes:

Data limite para envio de propostas de trabalho 15 de março Nova data: 31 DE MARÇO!
Comunicação da aceitação das propostas 25 de março 14 de abril
Inscrição antecipada com descontoAté 30 de abril (para ouvintes/audiência)
Envio dos textos finaisAté 15 de abril 22 de abril

 
Congresso Físico Local

Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira

Congresso Virtual

http://2riaea26apecv.blogspot.pt/
  • 30 de Maio: 18.00h Abertura; 20.00h Jantar de boas vindas (por favor reservar no formulário de 
  •  inscrição).
  • 31 maio: todo o dia - workshops, comunicações, grupos de trabalho, caminhadas; plenárias. 21.00h: Festa.
  • 01 de junho: workshops, comunicações, grupos de trabalho, caminhadas; plenárias. 18.00h: encerramento. 

Preços e modo de pagamento
  • Congresso físico em Guimarães - 60 Euros até ao dia 30 de abril; 80 Euros após essa data.
  • Congresso virtual - 10 Euros  até ao dia 30 de abril; 40 Euros após essa data.
  •  Jantar dia 30 de Maio em Guimarães (por favor reserve no formulário de inscrição) - 20 Euros - Restaurante Histórico.

O preço da inscrição física no congresso inclui: Inscrição, Coffee-breaks, CD com atas.


Existe uma redução de 50% nos preços da inscrição no congresso para associados da APECV e da InSEA, desempregados e estudantes de licenciatura e mestrado em ensino das artes visuais. E uma redução de 75% para associados da APECV desempregados.


Para efetuar o pagamento faça uma transferência bancária para a conta com o NIB 003508880009955393044 e envie o comprovativo para a APECV.

Para transferências internacionais:
  • IBANPT50 0035 0888 00099553930 44
  • BIC SWIFTCGDIPTPL
Pode também pagar através de Paypal (apecv@apecv.pt)

Certificação

Todos os participantes receberão um certificado. Os participantes do evento em Guimarães que sejam professores portugueses poderão solicitar um certificado de formação acreditado com 0,6 crédito.
O curso corresponde à acção de formação :

Educação Artística 
Destinatários: Professores dos Grupos 240 e 600 
Nº de créditos: 0,6
Registo nº CCPFC/ACC-73406/13   


ATAS

Será publicado um CD com as atas digitais do Congresso com ISBN. Todos os participantes que o desejarem poderão enviar um texto ou ensaio visual completo segundo norma APA para as atas digitais do Congresso até 15 de Abril.

Tanto os participantes do congresso físico como os participantes do congresso virtual poderão enviar um texto ou ensaio visual para as atas do congresso.

Só serão publicados os textos dos participantes que se inscreverem e pagarem as taxas do congresso .

Contacto: congressoriaea@gmail.com.

Organização:

Rede Ibero Americana de Educação Artística



Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual

R. Padre António Vieira, 76. 4300-030 Porto Portugal

Email: apecv@apecv.pt



Comissão Organizadora

Marta Ornelas, Ângela Saldanha; Célia Ferreira; Emilia Lopes; Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos; Isabel Trindade; Júlia Alves; Jurema Luzia de Freitas Sampaio; Luísa Vidal; Rui Alexandre,

Comissão Científica

Ana Angélica Albano, María Isabel Moreno Montoro, Elisabete Oliveira; João Paulo Queiroz;  Carlos Morais; Belidson Dias; Carlos Cartaxo; Carminda Mendes André; Edite Colares Oliveira Marques; Estevão Fontoura; Fábio José Rodrigues da Costa; Imanol Aguirre; Isabel Bezelga; Isabel Mª Granados Conejo; J. Paiva; José Alberto Martins; José da Silva Ribeiro; José Pedro Aznárez;  Judit Vidiella; Jurema Luzia de Freitas Sampaio; Leonardo Charreu; Luciana Gruppelli Loponte; Manuelina Maria Duarte Cândido; María-Dolores Callejón-Chinchilla; Maria Jesus Agra-Pardiñas; Noemí Peña Sánchez;  Olga Lucia Olaya; Ricardo Reis; Rosa Oliveira; Rosvita Kolb-Bernardes; Samir Assaleh; Teresa Torres de Eça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário