Eliana Gomes Pereira Pougy - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
RESUMO:
Apresento os resultados parciais de meu doutorado sobre as resistências infantis ao poder da escola na passagem da biopolítica - definida por Foucault como o governo da vida humana -, para a ecopolítica - definida por Passetti como o governo da vida do planeta. A escola ecopolítica, de acordo com a sustentabilidade, valoriza o brincar, a arte, o diálogo e um ambiente acolhedor. A questão que fica é: o que vem a ser sustentabilidade e de que forma a escola ecopolítica mantém continuidades em relação à biopolítica?
REFERÊNCIAS:
- Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (1998) Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte.
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (2002a) John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez. - Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (2002d) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez.
- Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (2002b) A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva.
- Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (2002c) Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva.
Benjamin, Walter. (1984) Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus. - Brasil. (2007a) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC/SEE.
- Brasil. (2005a) Brincar para todos. Brasília: MEC/SEE.
- Brasil. (2009a) Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB.
- Brasil. (2005b) Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD.
- Brasil. (2009b) Ensino fundamental de nove anos: passo a passo do processo de implantação. Brasília: MEC/SEB.
- Brasil. (2007b) Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. Brasília: MEC, SECAD.
- Brasil. (2007c) Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: MEC/SEB.
- Brasil. (2004) Novo Manual Internacional de musicografia Braille. MEC/SEE.
- Brasil. (2009c) Orientações técnicas-serviços de acolhimento. Brasília: MDS.
- Brasil. (1998a) Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.
- Brasil. (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.
- Brasil. (2007d) Plano Nacional de Mudanças Climáticas – Versão para consulta pública. Brasília: MDS/Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima.
- Brasil. (2001) Programa Parâmetros em Ação, meio ambiente na escola: bibliografia e sites comentados. Brasília: MEC/SEF.
- Brasil. (1998b) Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.
- Bronfenbrenner, U. (1996) A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre: Artes Médicas.
- Brougère, G. (1997) Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez.
- Carneiro, B. (2012) A construção do dispositivo meio-ambiente. Revista Ecopolítica, 4: 5-18.
- Castelo Branco, G. (2001) As resistências ao poder em Michel Foucault. Trans/Form/Ação [online], vol.24, n.1, pp. 237-248, 2001. http://www.scielo.br/pdf/trans/v24n1/v24n1a16.pdf Consultado em: 23 maio 2012.
- Deleuze, Giles. (1992) Post-scriptum sobre as Sociedades de Controle. In Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 219-226.
- Deleuze, Giles.; GUATTARI, F. (1997) Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. São Paulo: Editora 34.
- Dewey, John. (2010) Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes.
Dodge, J.; CARNEIRO, M. A. B. (2007) A descoberta do brincar. São Paulo: Melhoramentos/ Boa Companhia. - Eisner, E. (2002) The arts the creation of mind. New Haven: Yale University Press.
- Foucault, Michel. (1996) Vigiar e punir. Petrópolis: Editora Vozes.
Foucault, Michel. (2007) A governamentalidade. In: FOUCAULT, M. A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal. - Foucault, Michel. (2000) A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.
- Foucault, Michel. (2008a) Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes.
- Freire, Paulo. (1987) Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.
- Freire, Paulo. (1997) Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra.
- Freire, Paulo. (2002) Ação Cultural para a Liberdade. São Paulo: Paz e Terra.
- Friedmann, A. (1994) Brincar, Crescer e Aprender. São Paulo: Moderna.
- Friedmann, A. (2004) A Arte de Brincar. São Paulo: Vozes.
- Fusari, Maria ; Ferraz, Maria Helena (1993) Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez.
- Fusari, Maria ; Ferraz, Maria Helena (1992) Arte na Educação escolar. São Paulo: Cortez.
- Huizinga, J. (1968) Homo ludens. Buenos Aires: Emecé.
- Iavelberg, Rosa. (1995) Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas.
- Kishimoto, T. M. (1994) O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira.
- Malette, S. (2011) Foucault para o próximo século: ecogovernamentalidade. Ecopolítica, 1: 04-25.
- Martins, Mirian Celeste; Picosque, Gisa; Guerra, Maria. T. T. (1998) Didática do ensino da arte a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD.
- Oliveira, S. (2012) Política e resiliência – apaziguamentos distendidos. Revista Ecopolítica. São Paulo, 105-129.
- Passetti, E. (2013) Transformações da biopolítica e emergência da ecopolítica. Ecopolítica, no. 5, p. 4-63.
- Piaget, Jean. (1976) Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
- Read, Hebert. (1982) A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes.
- Rocha Loures, R. C. (2009) Sustentabilidade XXI. São Paulo: Gente.
- Vigotsky, Lev. (1984) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
- Wajskop, G. (1995) Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez.
- Wallon, H. (1979) Psicologia e Educação da criança. Lisboa: Vega/Universidade.
- Winnicott, D. W. (1975) O brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário