quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em Artes Visuais a distância?

AUTOR:

Jurema Luzia de Freitas Sampaio - Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, Editora-chefe da Revista Digital Art& (www.revista.art.br).

RESUMO:

Esta reflexão é a síntese do relatório de qualificação da pesquisa de doutorado em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, intitulada “O que se ensina e o que se aprende nas Licenciaturas em Artes Visuais a distância?”, que tem como meta realizar análise crítica de currículos de formação de profissionais de ensino de Artes Visuais nos cursos de licenciatura em Artes Visuais oferecidos na modalidade a distância, buscando mapear a epistemologia da EaD em artes visuais. Refere-se às análises preliminares dos dados colhidos na pesquisa, apresentados na qualificação. A pesquisa está fase final de sistematização do relatório de conclusão, como forma construir um “retrato” da atual situação da Educação a Distância em Artes Visuais no Brasil.

REFERÊNCIAS:
  • Brasil. (2012) Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6:o-que-e&catid=6:sobre&Itemid=18>. Acesso em: 01 de mai.2012.
  • Lobo Neto, F.J.S. (2000) Educação à distância: regulamentação, condições de êxito e perspectivas. Disponível em: <http://www.intelecto.net/ead_textos/lobo1.htm>. Acesso em: 03 dez.2000.
  • Mattar, João. (2012) Tutoria e integração em educação a distância. Série Educação e Tecnologia. São Paulo: Cengage Learning.
  • Sampaio, H. (1991) Evolução do ensino superior brasileiro, 1908 – 1990. NUPES/USP.
  • Sampaio-Ralha, J.L.F. (2003) A utilização da linguagem VRML na Educação a Distância em Arte. Dissertação de mestrado. IA/UNESP. 2003. Orientação Prof. Dr. Milton T. Sogabe.  Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bia/33004013063P4/2003/ralha_jlfs_me_ia.pdf>.
  • Sampaio, J.L.F. (2007) “Comunidades Virtuais - O que é, para que serve, porque usar; como usar e como não usar”. In: MORAES, Ubirajara Carnevale. (Org.) Tecnologias Educacionais e Aprendizagem: Estratégias no uso dos recursos Digitais. 1ª. ed. São Paulo: Livro Pronto, v. 1, p. 167-182.
  • Shneiderman, B. (2006) O Laptop de Leonardo: como o novo Renascimento já está mudando a sua vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário