quinta-feira, 15 de maio de 2014

Analisa, Explora & Cria

AUTOR:

José Alberto Braga Rodrigues - InED, APEVT.

CO-AUTORA: 

Mónica Amado - InED, APEVT.

RESUMO:

Decorrente de uma quase perturbante ausência de publicações na área da educação artística e tecnológica destinada a professores, educadores, famílias e crianças de uma faixa etária entre os 6 e os 12 anos de idade surge o projeto “Analisa, Explora & Cria”. Fundamentamos a proposta que agora se apresenta numa perspetiva de construção de um recurso didático e pedagógico que, ao mesmo tempo, assumisse a abordagem aos conceitos da educação artística e tecnológica com caráter lúdico, passando pelas fases de análise (de artistas, as técnicas e as suas obras), de exploração de propostas com relação direta à obra dos artistas selecionados ou técnicas apresentadas para, finalmente, se partir para um nível de criação orientada mas autónoma a partir das abordagens previamente analisadas e exploradas.
Depois de um período inicial em que se estabeleceu o conceito e filosofia deste projeto, o mesmo foi desenvolvido numa investigação realizada no Centro de Investigação da Escola Superior de Educação do Porto – InED, aplicada a uma turma de mestrado e ainda numa ação de formação para professores, com a sua colaboração e participação neste projeto. A proposta final, concretizada no livro “Analisa, Explora & Cria” reúne um conjunto de sugestões de atividades de educação artística e expressão plástica e tecnológica, que podem facilmente ser desenvolvidas quer no primeiro ou segundo ciclo do ensino básico, ou mesmo nas atividades de enriquecimento curricular, constituindo assim um recurso passível de ser explorado em diferentes contextos de sala de aula passando ainda por outras propostas de exploração mais abrangente como o trabalho com um público adulto e para desenvolvimento no seio familiar.
A partir do projeto desta publicação, programaram-se e têm vindo a ser dinamizados cursos de formação que pretendem explorar situações que gerem novas práticas, que instiguem o olhar e que desestabilizem o estabelecido, ampliando, deste modo, a formação dos professores, na construção de sentidos e significados, e contribuindo para a diversidade no processo de ensino e aprendizagem da expressão plástica. Apresentam-se novas abordagens de apropriação das linguagens artísticas, através de um conjunto de recursos educativos, a explorar dentro e fora do livro, e um conjunto alargado de referências a artistas, às suas obras e às técnicas que exploram, procurando responder à necessidade de domínio de competências de literacia das artes e tecnologias.
Neste artigo daremos testemunho do percurso do projeto até agora desenvolvido, desde a sua génese até à formação de docentes que no presente momento desenvolvemos e que culminará em Junho de 2014 com a publicação do livro “Analisa, Explora & Cria” pela Edicare editora e que se pretende que seja um referencial na área.

REFERÊNCIAS:
  • Barbosa, A. M. (1991). A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Edições Perspectiva.
  • Barbosa, A. M. (2008). A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva.
  • Deuchars, M. (2011). Let’s Make some Great Art. London: Laurence King Publishing.
  • Deuchars, M. (2012). Let’s Make some Great Fingerprint Art. London: Laurence King Publishing.
  • Edwards, B. (2012). Drawing on the Right Side of the Brain: The Definitive 4th Edition. London: Penguin Books.
  • Eisner, E. (2008). O que pode a Educação aprender das Artes sobre a prática da Educação? Currículo sem Fronteiras, 8(2), 5-17.
  • Gonçalves, E. (1991). A Arte descobre a Criança. Amadora: Raiz Editora.
  • Hernandez, F. (2000). Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: ARTMED.
  • Iavelberg, R. (2003). Para gostar de aprender arte; sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artemed.
  • ME. (2004). Organização Curricular e Programas – 1º ciclo do ensino básico. 4.ª Ed. Lisboa: DGEBS.
  • Rodrigues, D. D. (2002). A Infância da Arte, A Arte da Infância. Porto: Asa Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário