quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pedagogia Teatral em Contexto Indígena: da performance ritual à representação do mito.

AUTOR:

José Maria Lopes Júnior - (Afiliação não declarada na inscrição)


RESUMO:

Esta comunicação faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa em Processos Educacionais em Artes Cênicas. Este artigo tem o objetivo de descrever e analisar os processos ensino/aprendizagem de teatro teatral a partir da contação de historias (narrativas orais) contadas por narradores indígenas nas respectivas aldeias e a recepção dessas mesmas narrativas transpostas para a cena, em que os próprios alunos índios contam, escrevem e se apresentam. Na pesquisa do doutorado intitulada de “Pedagogia Teatral em Contexto Indígena: da perfomance ritual à representação do mito” investiga-se os processos de ensino-aprendizagem de teatro com indígenas das diversas etnias do Estado de Rondônia, que estudam juntas no Projeto Açaí II no qual sou professor de Teatro desde 2008. A partir dos trabalhos realizados nas aulas de teatro com indígenas busca-se experimentar, investigar e descrever os processos encontrados pelos indígenas para encenar seus próprios mitos. A partir das apresentações dos espetáculos, investiga-se os processos de recepção teatral neste contexto intercultural.

REFERÊNCIAS:
  • Citro, Silvia (2009). Cuerpos Significantes: Travesias por los rituales tobas. Buenos Aires: Biblos.
  • Freire, Paulo (1999). Pegagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • Lopes da Silva, Aracy (1981). A questão da educação indígena. São Paulo: Editora Brasiliense.
  • Pavis, Patrice (2008). Diccionario de Teatro: dramaturgia, estética, semiologia. Buenos Aires: Paidós.
  • Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (2005). Entre o mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva.
  • Vidal, Lux (1992). Grafismos Indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: Studio Novel USP FAPESP.

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