quinta-feira, 15 de maio de 2014

O pensamento transdisciplinar em criações artísticas que atravessam fronteiras do sonoro/musical

AUTOR:

Thiago Salas Gomes - Universidade Federal de São Carlos.

RESUMO:

A transdisciplinaridade pretende-se enquanto nova maneira de pensar e relacionar os conhecimentos possíveis sobre objetos e fenômenos, rompendo as barreiras das especificações de cada disciplina, permitindo aprofundamento e ampliação dos assuntos investigados, expandindo o conhecimento dos seus domínios tradicionais na proposição de uma formação integralizadora, na qual os conhecimentos são compreendidos além dos limites estipulados pela lógica comumente fragmentada de disciplinas especializadas. Uma parcela significativa da música atual vem experimentando novos espaços para a sua realização, conjugando trabalhos com outras áreas das artes como dança,  teatro, vídeo/cinema, literatura, entre outras, convergindo em novas práticas que, muitas vezes, não são facilmente enquadradas nas definições normatizadas pelas instituições artísticas modernas, situação esta que proporciona ao experimentalismo se deslocar dos espaços determinados pelos estabelecimentos culturais, como os museus e salas de concertos, e mover-se em direção à outros espaços, transpassando territórios e operando novas formas de ação (NYMAN, 1999). A arte sonora e a música experimental são exemplos destes escapes aos limites da “música”, buscando novas associações, apropriando-se dos espaços de outras áreas do conhecimento e trazendo novas utilizações para os saberes alocados geralmente em disciplinas especificas, motivando a criação de novos territórios de aplicação destes saberes. Buscamos neste texto trazer aspectos que pretedem discutir a manifestação de um pensamento transdisciplinar em práticas que atravessam as teorias tradicionais da música, relacionando um modo de criação que se situa na fronteira entre diferentes disciplinas e que busca soluções práticas prestadas à satisfazer necessidades criadas em ações que visam a integração e o deslocamento de diversas linguagens artísticas.

REFERÊNCIAS:
  • Ariza, C. (2009). 21M.380 Music and Technology (Contemporary History and Aesthetics), Fall (Massachusetts Institute of Technology: MIT OpenCourseWare), http://ocw.mit.edu (Accessed 28 Jul, 2011). License: Creative Commons BY-NC-SA. 
  • Boufleur, R. (2006). A questão da gambiarra: formas alternativas de desenvolver artesanatos e suas relações com design de produtos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP. São Paulo. 
  • Collins, N. (2007). Composing inside electronics. PhD by Publication University of East Anglia, Department of Music. Norwik.
  • Nicolescu, B. (1999). O Manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. Triom. São Paulo 
  • Nyman, M. (1999). Experiemental Music: Cage and Beyond. Cambridge: Cambridge University Press. 
  • Nespoli, E. (2012). Reflexões acerca da metamorfose maquínica nos instrumentos sonoros. IV Seminário Música Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. 
  • Venturella, V. M. (2005). Rumo a uma abordagem transdisciplinar para a educação. In: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. II Congresso Mundial de Transdiciplinaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário