quinta-feira, 15 de maio de 2014

Memórias e vivências de passagem: atividades de mediação cultural

AUTOR:

Fabiane Pianowski - UNIVASF / InSEA.

RESUMO:

O projeto de ensino e extensão “Memórias e Vivências de Passagens: atividades de mediação cultural” é parte integrante da disciplina de Práticas de Ensino das Artes Visuais III e surgiu da necessidade de engajar os alunos do curso de Artes Visuais da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) em atividades dirigidas à comunidade. Nessa disciplina o foco do processo de ensino-aprendizagem é o ensino de artes visuais na educação não formal, sob essa perspectiva, o projeto proporcionou que os alunos organizassem, preparassem e vivenciassem experiências de mediação cultural no âmbito não formal para posteriormente analisá-las e discuti-las em sala de aula. Através dessas atividades, o projeto apresentou à comunidade questionamentos relacionados à imagem e o patrimônio cultural, focando nos aspectos de memória, história e cultura da fotografia, assim como a relação da imagem como fator educativo. Foram expostas fotografias das cidades de Petrolina e Juazeiro e a escolha do local para a realização das atividades foram pautadas no fluxo de pessoas e na possibilidade de um maior número de participação da comunidade, por este motivo foi escolhida a Praça da Misericórdia na cidade de Juazeiro-BA. A intenção foi possibilitar que os alunos através da prática da mediação interagisse com o público, instigando-o a ver e pensar as fotografias apresentadas para estabelecer relações com a suas próprias memórias e vivências da cidade. 

REFERÊNCIAS:
  • Alencar, Valéria Peixoto (2008). O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e de exposições de arte. 97f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
  • Barbosa, Ana Mae; Coutinho, Rejane Galvão (2009). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP.
  • Carvalho, Lívia Marques (2008). O ensino de artes em ONGs. São Paulo: Cortez.
  • Martins, Mirian Celeste; Picosque, Gisa (2012). Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios.
  • Nakashato, Guilherme (2012). A Educação não formal como campo de estágio: Contribuições na formação inicial do arte/educador. São Paulo: SESI.
  • Pimenta, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena (2004). Estágio e docência. São Paulo: Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário