quinta-feira, 15 de maio de 2014

A investigação qualitativa com uso de tecnologias interativas na educação artística

AUTOR:

Cristiane Herres Terraza  - IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

Vídeo apresentado durante a apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=bdDojvxO8D8

CO-AUTOR:

Leandro A. Grass Peixoto - Colégio Marista de Brasília - Ensino Médio.

RESUMO: 

As significâncias geradas pelo indivíduo em sua percepção da cidade no que se refere à construção estética, bem como da rede de relações nela constituída incluem-se nos estudos atuais da cultura visual, subárea dos estudos em arte. A cultura visual se desenvolve como estudos do campo visual não reconhecidamente artístico, mas que está presente como conjunto de acontecimentos visuais a que estão submetidos os indivíduos na atualidade.
O trabalho proposto relata o resultado da reflexão sobre um percurso de pesquisa concretizado durante o ano de 2013 em uma escola particular de ensino médio em Brasília que teve como tema as “Reflexões do espaço urbano de Brasília a partir da pintura metafísica de Giorgio de Chirico”. Nesta pesquisa, com o objetivo de ampliar as reflexões efetuadas no grupo, propôs-se a realização de uma poética cuja composição utilizava a interação com utilização de dispositivos móveis.
O texto em questão objetiva apresentar a pesquisa como fundamento e prática de aprendizagem no contexto da educação artística no ensino médio, considerando um caso ilustrativo de construção/ desconstrução do conhecimento a partir de uma proposição poética com o engendramento de novas perspectivas a partir da interação com uso de recursos digitais.
De tal modo, concluiu-se que a pesquisa como prática educativa pode proporcionar não só o conhecimento acerca de uma realidade, mas uma inventividade crítica emergida do contexto vivenciado pelo estudante, uma vez que objeto de estudo é apreendido e também analisado de modo complexo e dinâmico. Em uma estratégia de investigação e análise de dados, envolvimento com a realidade e expressão de sua complexidade, os estudantes pesquisadores constroem percursos peculiares de apropriação e reflexão de saberes que estimulam a autoria e rompem com a cultura do instrutivismo.
A prática pedagógica realizada possibilitou, por seu caráter investigativo, a transversalização que integrou saberes artísticos, geográficos, históricos e sociológicos no que diz respeito à construção de conceitos sobre espaço, lugar e redes de convivência, promovendo uma apreensão mais complexa e completa, ainda que no ensino médio, do assunto tratado.

REFERÊNCIAS:
    • Dias, Belidson (2013). Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. In: B.
    • Dias, Belidson e Irwin, Rita. Pesquisa educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM.
    • Demo, Pedro (1998). Educar pela pesquisa. Campinas, S.P.: Autores Associados.
    • Demo, Pedro (2004). Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis, R.J.: Vozes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário