quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ecodesign e Artes Visuais: a extensão na formação do professor/artista/pesquisador na UNIVASF

AUTOR: 

Ana Emidia Sousa Rocha - Bolsista PIBEX – UNIVASF, 2013-2014

CO-AUTORES:

Danilson Oliveira de Vasconcelos, Professor colaborador
Fabiane Pianowski, Docente colaboradora
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos, Orientadora
Jamisson Félix Cardoso, Discente voluntário
Kathyanne de Souza, Discente voluntário
Paulo Vinícius Pereira de Almeida, Discente voluntário
Ricardo Guimarães, Docente colaborador

RESUMO:

O Projeto Ecodesign e Artes Visuais: Indústria Criativa na Produção de Mobiliário Sustentável na Universidade foi desenvolvido com o objetivo de produzir mobiliário sustentável, utilizando princípios do ecodesign; e oferecer elementos que contribuam para a formação de docentes/artistas/investigadores possibilitar a partir da pesquisa de materiais recicláveis e com o uso direto de sobras de materiais da indústria, do comércio e da UNIVASF, buscando articulação entre universidade e meio ambiente. A metodologia se baseia nos aspectos qualitativos e quantitativos em poéticas artísticas e educativas, em um proposta multi, inter e trans (MIT). Como projeto que abarca ensino, pesquisa e extensão, também se constitui num território de uma Research-led Practice in Creative Arts (pesquisa baseada em práticas artísticas criativas), que proporciona readequação de materiais que estariam ou seriam descartados, dando-lhes um sentido reconfigurado e consonante à perspectiva da indústria criativa. O trabalho aconteceu em ambiente presencial e virtual, com estudo teórico, pesquisa de materiais e produção de objetos (croquis, maquetes e protótipos). O resultado de doze meses de trabalho foi a produção de algumas peças de mobiliário (protótipos) e o aperfeiçoamento de conhecimentos apreendidos na Licenciatura em Artes Visuais.

REFERÊNCIAS:
  • Cahnmann-Taylor, M; Siegesmund, R. (Eds.) (2008). Arts-based research in education: foundations for practice. New York, NY: Routledge.
  • Castro, Maria Luiza A. C. (2008)Da ética construtivista à ética sustentável: a trajetória do design. Cadernos De Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. V. 8, n. 1, p.122-132. Disponível em <http://www.mackenzie.com.br/dhtm/seer/index.php/cpgau/article/view/172/97>. Acesso em 16/07/2013.
  • Luttropp, C.; lagerstedt, J. (2006). Ecodesign and the ten golden rules: generic advice for merging
  • environmental aspects into product development. In: Journal of Cleaner Production. Elsevier. p. 1396-1408.
  • Naime, Roberto, Ashton, Elisa, Hupffer, Haide Maria. (2012). Do design ao ecodesign: pequena história, conceitos e princípios. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. V 7, n° 7, p. 1510-1519, Mar/Ago 2012. Disponível em <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/5265>. Acesso em 27/04/2013.
  • Vasconcelos, F.M.B.P. (2011) Proposta Multi, Inter e Trans do Ensino de Artes - MITEA. Matriz
  • Referencial de Artes – 1º ao 9º ano do ensino fundamental. In: JUAZEIRO, Prefeitura Municipal de Educação. Proposta Curricular: o direito de aprender. Juazeiro/BA: Gráfica Obelisco.
  • Silva, Eliana Zaroni Lindenberg. (2007). Pesquisa: uma experiência de ensino na aprendizagem de processos de criação em design com resíduos sólidos recicláveis. Anais do III Fórum de Pesquisa FAU Mackenzie. Disponível em <http://www.mackenzie.br/foruns.html>Acesso em 27 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário