quinta-feira, 15 de maio de 2014

Olhar Olhares Chiques: processos em espaço de arte participativa.

AUTOR:

Mariana Novaes de Medeiros - Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda.

Link da dos slides da apresentação.

RESUMO:

Este vídeo é uma produção coletiva, de autoria compartilhada e resulta da realização de encontros presenciais realizados com um grupo de jovens moradores de uma ocupação residencial chamada Chiquinha Gonzaga, situada no centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
O vídeo é um dos produtos da pesquisa participante que desenvolvi para dissertação de mestrado e oferece imagens produzidas e editadas por estes jovens com o intuito de apresentarem suas vivências. Tal pesquisa se deu sob a forma de arte participativa, com ênfase em processos colaborativos, o que sucintamente significa um sistema artístico que articula etapas de organização e produção poética por um grupo de pessoas. Minha atuação fundamental foi mediar relações estabelecidas em nivelamento com os outros envolvidos, viabilizando diálogos que suscitassem e reforçassem a expressão das subjetividades, enfatizando a produção de autorrepresentação e o compartilhamento de desejos.
A pesquisa se estruturou com a realização de encontros presenciais com o referido grupo e consequentes desdobramentos estéticos (visuais, sonoros, audiovisuais etc.) que não se encaixam na categoria de produto artístico, no sentido tradicional do termo, mas possuem uma materialidade específica.
Nestes encontros construímos um blog coletivo, chamado “Olhar Chiq”, que teve como finalidade representar os pensamentos e vivências do grupo e ser um fragmento representacional da ocupação. Para caracterizá-lo, os jovens realizaram entrevistas filmadas e fotografias e geraram textos coletivos que tratam de suas experiências sociais e políticas como moradores da ocupação.
Esta pesquisa se localiza em um contexto relacional que convoca os participantes a ações conjuntas, operando estrategicamente para gerar processos dialógicos. Partindo do nivelamento relacional pretende enriquecer a discussão acerca dos espaços onde a arte pode se instalar e em como o artista pode atuar quando da superação do paradigma da autonomia da arte em detrimento de procedimentos engajados. Como, a partir da década de noventa, se instaura um procedimento artístico constituído pela relação na cotidianidade proponho aprofundar reflexões no que concerne às especificidades da ampliação deste campo epistemológico que se adere à educação. Considerando que já não é central a problematização do espaço na arte, mas a busca por viabilizar relações na esfera da vida constituindo-se, também, uma operação de educação não formal, onde se provoca um atravessamento na educação artística.

REFERÊNCIAS:
  • Ardenne, Paul (2006). Un arte contextual. Creación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Múrcia: CENDEAC Centro de Documentación y Estudios
  • Avanzados de Arte Contemporáneo.
  • Bourriaud, Nicolas (2006). Estética Relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo. 144 p.
  • Certeau, Michel de (1994). A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
  • Deleuze, Gilles. Lógica del sentido. Trad. Miguel Morey. Disponível em:<http://www.heterotopiaz.boom.ru/00/007.pdf >Acesso em 5 de maio de 2007.
  • Kester, Grant H (2006). Colaboração, arte e subculturas. In: Hara, Helio. (Org.) Caderno Vídeobrasil 02 - Arte Mobilidade Sustentabilidade. São Paulo: Associação Cultural Vídeobrasil, SESC São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www2.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/vbonline/bd/index.asp?cd_entidade=482791> Acesso em 30 de abril de 2008. 
  • Kluge, Alexander; Negt, Oskar (2001). Esfera pública y experiencia: hacia un análisis de las esferas públicas burquesa y proletaria. In: Blanco, Paloma et al. (Org.). Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
  • Lacy, Suzanne (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle: Ed. Bay Press. 
  • Laddaga, Reinaldo (2006). Estética de la emergência: la formación de otra cultura de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo. 
  • Lévinas, Emmanuel (1994). La realidad y su sombra. Montpellier: Editchions Fata Morgana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário