quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vivências em Arte/Educação no hospital: conhecendo o aluno e suas condições de produção em artes visuais

AUTOR:

Marcos Vinícius Silva Magalhães - Universidade de Brasília.


CO-AUTORA:

Thérèse Hofmann, Universidade de Brasília.

RESUMO:

A partir do comprometimento com a realidade educacional, sobretudo aquela voltada para a perspectiva da educação especial, o ambiente hospitalar pode ser reconhecido com um espaço legítimo onde os processos educacionais podem se fazer presentes. Tendo em vista os aspectos legais da educação brasileira na atualidade, a “Classe Hospitalar” é a denominação de um ambiente educacional específico que se encontra dentro das instituições de saúde. Nesse sentido, os processos educacionais no ambiente hospitalar se configuram dentro do contexto da educação especial. Ao estruturar um processo de investigação da ação pedagógica dentro do hospital, ao longo do curso de Mestrado Acadêmico em Arte da Universidade de Brasília (UnB), o presente trabalho busca apresentar a realidade específica de uma unidade de saúde da região do Distrito Federal, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Por meio da apresentação de uma experiência artística vivida no contexto hospitalar, o trabalho busca reconhecer as especificidades do aluno hospitalizado e suas condições de produção em artes visuais, e, ao mesmo tempo, busca refletir sobre as possibilidades de articulação de um trabalho colaborativo entre os diversos agentes educacionais, reconhecendo o hospital como um espaço fecundo de experiências educacionais, artísticas e sociais. Assim, tendo em vista os aspectos éticos e sociais da pesquisa, o estudo considera que as crianças e adolescentes hospitalizados são, em sua maioria, alunos matriculados nas redes regulares de ensino de Brasília, sendo que alguns são provenientes das escolas de outras cidades. Nessa perspectiva, a experiência artística a ser considerada neste estudo buscou reconhecer o aluno em suas condições específicas, por meio do trabalho em grupo e de processos de compartilhamento de experiências culturais entre os mesmos.

REFERÊNCIAS:
  • Arosa, A. C., & Schilke, A. L. (Eds.). (2008). Quando a escola é no hospital. Niterói. Intertexto.
  • Bastos, F. M. C. (2005). Celebrando autorias: Arte, comunidade, e cotidiano em arte-educação. Visualidades, 3, 70-85.
  • Bastos, F. M. C. (2010). O perturbamento do familiar: Uma proposta teórica para a arte/educação baseada na comunidade. In A. M. Barbosa (Ed.), Arte/educação contemporânea: Consonâncias internacionais (3 ed.). (pp. 227-244). São Paulo: Cortez.
  • Fonseca, E. S. (2008). Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon.
  • Fonseca, E. S. (1999). A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional Hospitalar. Retirado de http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a09.pdf 
  • Magalhães, M. V. S. (2012). Arte/educação em hospital: Uma reflexão sobre as estratégias de ensino das artes visuais na classe hospitalar. (Monografia não publicada). Universidade de Brasília, Brasília.
  • Ministério da Educação. (2002). Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: Estratégias e orientações. Brasília: Secretaria de Educação Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário